quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As Deusas - Afrodite


(Resolvi começar por Afrodite não apenas por ser uma Deusa mais acessível, cuja imagem já está gravada no imaginário popular, mas também por ser uma de minhas influências mais fortes, logo, me sinto à vontade de começaar por ela, por vivenciar diversas vezes as virtudes e as vicissitudes da influência Dela, e aposto que muitas mulheres também irão se maravilhar em ver-se em diversas situações na influência mais direta, e assm, compreender a si mesma)


"Amor Cósmico" de Dante: "Que move o Sol e todas as outras estrelas"


Afrodite ocupa um lugar respeitado no Olimpo, embora a Rainha Hera a repreendesse implacavelmente, devido ao compromisso sexual licencioso. Afrodite também foi, e ainda é, uma constante no imaginário popular, assim como a energia sexual/passional sempre transpareceu no véu da moralidade histórica, sem jamais ser totalmente reprimida, na verdade. É interessante observar que Ela trocou o Olimpo pela Hollywood nas últimas gerações. Exemplos de mulheres-Afrodite são Greta Garbo, Marilyn Monroe, Liz Taylor.


Aphordite Pandemos - Deusa entre as pessoas


A reverência à Afrodite na Grécia Antiga era preservada profundamente, uma vez que a sexualidade era tida como um dom sagrado, não um bem a ser explorado. No mundo moderno, os atributos físicos da Deusa chegam a ser uma obsessão, obscurecendo sua dimensão sagrada. Nas palavras de Roger Woolger em "A Deusa Interior": "Nunca uma Deusa foi tão íntima e tão pública ao mesmo tempo!". As mulheres nascidas sob a influência Dela apreciam a sensualidade e a beleza como qualidades sagradas, e são "peritas" em civilizar a rude e grosseira energia masculina.

Por mais importante que seja a sexualidade para a mulher-Afrodite, ela sempre será a parte integrante de um relacionamento, nunca um fim por si só. É a ligação pessoal com o companheiro ou amante, a troca de prazer entre ambos que torna o sexo algo tão extático para ela.

Para se compreender (e conviver) com uma mulher-Afrodite é fundamental a capacidade de relacionar-se em um sentido amplo. Seja por quinze minutos ou por uma vida inteira, ela quer que sejamos inteiramente, sensivelmente e humanamente presentes. Se não houver um relacionamento em seu significado mais profundo, ela definha aos poucos, ou simplesmente perde o interesse.

Porém, ela não é particularmente interessada em casamento e filhos como tal. Quando tiver (se tiver) filhos, será uma mãe afetuosa e generosa, e muito pouco convencional. Mas não fará dos filhos o centro de sua vida , como Deméter faria. Ela não se interessa muito em criar raízes, e tende a ver a vida como uma eterna aventura (com um possível final romântico). Ela busca um homem sensual, ativo e desimpedido.


"Dai-me castidade e continência, mas não já!" (Santo Agostinho)


A segurança sexual e a atração que ela possui naturalmente na sociedade ainda machista e patrifocal torna-se um "mal necessário" de modo que fizeram com que a energia de Afrodite seja confinada e banalizada ao máximo, como uma prostituta, cocunbina, cortesã ou amante, focalizando apenas no sentido físico da energia puramente e profundamente passional de Afrodite. Mesmo assim, nunca se deixou de ansiar pelos dons extáticos, o amor e o prazer, assim, nunca a baniram completamente. Um dos problemas mais sérios nesses casos é o fato de que outros atributos da Deusa acabaram subjulgados, ou mesmo ignoradoso que faz muitas mulheres sob forte influência Dela se sentirem inadequadas, ou se vêem como meros objetos sexuais e alvo de idolatrias vazias. Já bem disse Marilyn Monroe: "Esse negócio de ser sex-symbol é uma coisa; e eu não sou uma coisa!"

Os atributos de amor e prazer são intimamente ligados à inspiração, as artes e a sensibilidade, que acabaram sendo atributos negligenciados por osmose.

A mulher Afrodite é uma sensualista ousada e sem pudor. Ama as coisas que lhe despertam os sentidos: perfumes (particularmente os de flores),as roupas com toque gostoso na pele, comidas finas, etc.

Quando ela está presente em um relacionamento amoroso, dissipará todas as couraças e defesas, nos deixando totalmente desarmados e abertos. Quando nossa armadura se vai, as partes sensíveis e suscetíveis à dor ficam à mostra. Ficamos tentados a nos fechar de volta e todas essas reações são diante do afloramento dos sentimentos há muito enterrados. Se dermos a nós mesmos a chance de ficarmos a sós com ele, Afrodite acrescentará uma boa pitada de tolerância e paciência.

Afrodite acaba sendo uma Deusa explorada por meio de sua imagem em meios de comunicação em massa. A troca da carnal mulher homenageada pelos trovadores pela Virgem, a mulher ideal pelo patriarcado causou uma das mais profundas chagas de Afrodite: mesmo não sendo a Virgem que está sendo deliberadamente lançada aos Céus, a mídia não vem fazendo exatamente isso com Afrodite? Não estamos transformando a Deusa em um ideal corpóreo, absolutamente inatingível da Mulher Perfeitamente Linda?

Para que Afrodite possa recuperar seu respeito, é preciso que ela tenha de volta seu próprio corpo, ou seja, toda mulher que busca a consciência perdida da Deusa deve começar o amor e acalentar seu próprio corpo como ele é, não em termo de algum ideal do que ele deveria ser. E os homens, parar de comparar toda mulher desejável com algum retrato interior impossível que trazem dentro de si.

Um ditado judaico diz que Deus quer o coração. Em verdade é o que poderíamos afirmar de Afrodite.: a Deusa quer o coração, o que simboliza tudo que é autêntico e verdadeiro em nossas menos defendidas profundezas. E quando dois corações estão abertos um ao outro, a magia de Afrodite pode fluir entre eles. Quando os canais estão abertos,a Deusa está verdadeiramente presente entre nós.

Um comentário:

  1. Boa noite... gostaria de convidar o blog para fazer parte da blogagem coletiva dia 21/10 sobre o Dia de Amar Seu Corpo. Essa data é uma iniciativa que visa falar da beleza diversa, única e não manufaturada, que foge dos padrões estéticos impossíveis que a mídia impõe, valorizando as mulheres (e homens) reais ao invés das imagens produzidas por alterações em programas gráficos e modelos esqueléticas.

    Se houver interesse,

    http://duplamentevenusiana.blogspot.com/2009/10/blogaem-coletiva-dia-de-amar-seu-corpo.html

    ResponderExcluir